PINAKOTHEKE CULTURAL

PINAKOTHEKE SÃO PAULO

PINAKOTHEKE TV - LYGIA CLARK

Uma conversa sobre a instalação DSÍ-Embodyment, que foi inspirada nas proposições de Lygia Clark. Com Max Perlingeiro, Carolyna Aguiar, Leticia Monte e AnaVitória.

NOTÍCIAS

Escultura pública “Jangada Brasil”

Obra comissionada pelo TCU como símbolo do INCOSAI 2022 foi inaugurada no pão de açúcar e que integra a sua coleção pública, a ser exposta de forma permanente em Brasília.

A integração de sua obra em mais um acervo público no Brasil é um marco na produção de Jaildo Marinho, que muito jovem fixou-se na França, onde vive e trabalha.

 

Jaildo Marinho vai inaugurar escultura de mais de duas toneladas no Pão de Açúcar

Obra ‘Jangada’ foi encomendada pelo TCU para evento com instituições superiores de controle

Uma escultura de mais de duas toneladas feita pelo artista pernambucano Jaildo Marinho será exposta nesta terça-feira (8) na entrada do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Intitulada “Jangada”, a obra foi encomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por ocasião do Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle, que neste ano será presidido pela corte brasileira.

Fonte: Folha de S.Paulo

Exposição de obras raras comemora o centenário de Lygia Clark

Exposição no Rio comemora o centenário de Lygia Clark.

Obras de colecionadores, a maioria nunca vista pelo público, ajudam a contar a história da mulher que revolucionou as artes plásticas.
Fonte: Jornal Nacional

EXPOSIÇÃO ANTERIOR
Rio de Janeiro

Rubem Valentim (1922-1991)
Sagrada Geometria

Valentim é produto vital desse ser mestiço que nos tornamos, e, talvez, seja o artista que fez melhor e mais intensamente a síntese sincrética em todas as Américas afetadas por uma colonização brutal que ainda atormenta a consciência no século XXI. Sua contribuição estética ousada e intrépida, não só pela obsessão pelo fazer ou pelo querer legar o testemunho de uma simbologia original transcrita da força espiritual afro-brasileira, mas também pela herança nativa indígena, pelo entrecruzamento de símbolos e sons primordiais e ancestrais que compuseram civilizações milenares na feitura da geometria do sagrado. Valentim quis recriar de forma libertária e corajosa ao traduzir esta poética do sagrado em quase 2.000 obras entre pinturas, relevos, esculturas e objetos, desenhos e sua obra gráfica que o fizeram um dos artistas fundadores do imaginário visual do Brasil.

>> Rubem Valentim –  Sagrada Geometria

PUBLICAÇÃO EM DESTAQUE

TANTOS RICARDO

Uma biografia contemporânea de Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.
Edições Pinakotheke.